Blog VPA Infra | Martelos Vibratórios: A Inovação do Bate Estacas

Posts do Blog

Martelos Vibratórios: A Inovação do Bate Estacas

Conhecidos pela robustez, alta geração de ruídos e alta demanda de profissionais trabalhando, os Bate Estacas são equipamentos utilizados na Cravação de Estacas Prancha, Perfis, Trilhos e Tubos Metálicos.

Martelos Vibratórios: A Inovação do Bate Estacas Conhecidos pela robustez, alta geração de ruídos e alta demanda de profissionais trabalhando, os Bate Estacas são equipamentos utilizados na Cravação de Estacas Prancha, Perfis, Trilhos e Tubos Metálicos. Há alguns anos, surgiram os Martelo Vibratórios, equipamentos inovadores que transformam a vibração – que até então era considerado um problema – em uma solução para a Cravações e Extrações de forma rápida, descomplicada e sem uma alta demanda de profissionais para gerir a execução do serviço.
A vibração dos martelos vibratórios é gerada por massas excêntricas impulsionadas por motores elétricos ou hidráulicos e transmitida por mordentes que prendem a peça a ser cravada. Durante a cravação, a vibração ocasiona a redução do atrito entre a peça e o solo, propiciando grande agilidade, praticidade e redução de danos às peças cravadas, comparando-se a outros métodos de cravação.

Principais modelos de Martelos Vibratórios:
  • Martelos Vibratórios suspensos por guindaste, em torres;
  • Martelos Vibratórios acopláveis em escavadeiras hidráulicas.

Os Martelos Vibratórios acoplados em Escavadeiras Hidráulicas são versáteis e práticos, pois utilizam o próprios sistema hidráulico da escavadeira para alimentação. Atualmente o mercado dispõe de alguns modelos de martelos vibratórios acoplados em escavadeira. Estes utilizam apenas o sistema hidráulico da escavadeira sendo acionado por comandos já existentes nela.

Martelos Vibratórios: A Inovação do Bate Estacas
As vantagens na utilização dos Martelos Vibratórios em comparação aos Bate Estacas são inúmeras, veja um comparativo entre a Cravação por Vibração e por Pressão:

MÉTODO DE CRAVAÇÃO POR PRESSÃO:
É o método pelo qual aplica-se pressão na cabeça da estaca, perfil ou tubo, seja diretamente com a concha de uma escavadeira ou mesmo com algum capacete de proteção fabricado para tanto. São mais efetivos em estacas de até seis metros de comprimento, cravadas em solos menos rígidos. A desvantagem é que, se não utilizado um gabarito, dificilmente se conseguirá uma linearidade na cravação. São equipamentos bem mais robustos, bem mais caros e difíceis de se encontrar.

MÉTODO DE CRAVAÇÃO POR VIBRAÇÃO
É o método mais rápido, seguro e econômico de cravar e/ou extrair as estacas prancha, bem como perfis metálicos I ou W, trilhos e tubos em geral, incluindo tubos para melhoramento de solos com colunas de britas ou estaca de britas. Atualmente é o método mais utilizado nos países com a engenharia mais desenvolvida, inclusive por ser uma solução mais barata do que a de impacto.
São diversos os modelos de martelos vibratórios, implementos que possuem recurso de giro e movimentos que facilitam a pega da peça no solo e com comandos acionados eletricamente, chegando a martelos de garra lateral que possuem eletrônica embarcada e pegam a peça a ser cravada pela lateral, assim, não limitando o comprimento da peça a ser cravada a altura do braço e extensor da escavadeira.
Os modelos mais modernos possuem uma série de movimentos que contribuem para uma melhor cravação dos Perfis. Confira alguns dos principais destaques:

  • Giro de 360º;
  • Inclinação e pega das peças no solo;
  • Painel de controle para acompanhar e alterar parâmetros de cravação.

Todos os martelos vibratórios acoplados em escavadeira possuem características próprias, que devem ser avaliadas para a definição do melhor equipamento a ser empregado na cravação, em função das necessidades específicas da obra, propiciando otimização e eficácia para grande gama de atividades de cravação.
COMENTÁRIOS
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR